COMO PODEMOS DEFINIR O HAPKIDO JIN JUNG KWAN

         Muitas artes marciais enfatizam uma ou duas ou até três formas de combate. A Jin Jung Kwan hapkido por sua vez tem como característica principal a integração de mais de sete formas de combate que são elas: golpes de pés e mãos, esquivas, quedas , rolamentos, saltos,  lutas de solo, chaves, instrumentos de defesa, pontos de pressão, estrangulamentos, defesa de armas brancas e arma de fogo. É por sua vez um luta eclética claramente desenvolvida para auto defesa com objetivo de unir de forma completa  a parte física com a mental bem com o desenvolvimento de valores espirituais (espirituais entende-se a vontade, disposição, concentração, determinação etc). Carateriza-se como uma luta suave, fluida de constante movimentação, desenhada com o objetivo de jamais  opor força contra força mas somar a força do adversário a sua  força e utilizar toda esta  energia a favor do seu praticante.   Suas técnicas de deslocamento são velozes e dinâmicas e tem como objetivo serem curtas, rápidas e contundentes, e é por esta razão que este estilo foi adotado pelo SWAT Team Korean. Golpes com os membros superiores são numerosos e buscam velocidade e poder para alcançar os pontos vitais. Os chutes em todos os níveis são freqüentemente espetaculares e são caracterizados por seu poder destrutivo. Finalmente, este estilo de hapkido é eficiente para auto proteção sua e de seus familiares e respeita a tradição da arte mantendo a autenticidade do Hapkido original.

 

Os treinamentos contêm diferentes oficinas, tais como:

-Dan Jon Ho Heub: técnicas de respiração

-Jumbi Hundong: aquecimento básico de JJK (alongamento, fortalecimento e mobilidade)

-Bal chagi: chutes (21 base), combinados , multiplos, duplos, circulares , em alvos, pulados, ...

-Nak bop sool: cai (salto no local, rolar, pular, saltar altura em distancia...)

-Ho shin sool: defesa pessoal (lançamentos, percussão, chaves, projeções, ofensivas, armas ...)

Este estilo pretende ser eficaz, mas acima de tudo no respeito da tradição, mantendo a autenticidade do Hapkido original e os valores filosóficos e humanos que cercam a disciplina.

Público alvo:

Esta arte marcial é para todos (sujeita a faixas etárias).

O treinamento oferecido é o mesmo para todos os níveis (iniciantes e avançados), mas cada praticante pode se adaptar de acordo com as habilidades e objetivos. Aprender é para todos, respeito mútuo e espírito de cooperação são as prioridades desta arte marcial. Não existe ou há pouca competição nessa disciplina, já que a luta esportiva não é uma prioridade de aprendizado, apesar de existir e estar presente no treinamento.

Prática

 

Encontrara uma prática dinâmica com uma ampla gama de chutes, quedas, exercícios respiratórios de fitness de flexibilidade, técnicas (projeção, teclas pontos vitas, chaves) e, claro, um aprendizado dos valores marciais que cercam o Hapkido. E , respeitando a autenticidade da arte marcial. Também aprendemos os fundamentos da língua coreana para que todos os alunos possam citar as frases educadas.

Referência:

Grão-Mestre Lee Chang Soo, 9º Dan JJK, Representante Mundial do Hapkido JJK

Mestre Raphaël Couet, 7º Dan JJK, representante europeu de Hapkido JJK

Professor e chefe do clube que reagrupa Douvaine, Bons-en-Chablais e Genebra:

Dimitri Berthet, 3º Dan JJK, aluno do Master COUET. Representante suíço do Hapkido JJK e do clube JJK Leman, que inclui as secções de Douvaine, Bons-en-Chablais e Onex (Genebra).

Professor de Douvaine: Jérémie Dervillez 1º Dan JJK

Professor de Bons-en-Chablais: Michael Delort 1º Dan JJK

O clube Hapkido JJK Léman está ativo desde 2008 em Douvaine e desde o início da temporada 2017-2018, as seções Douvaine e Bons-en-Chablais integraram o MJC-Chablais.

 


 

I

  • Twitter Clean
  • w-facebook